sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Dia do Biólogo 3/09


Dia 3 de setembro, dia do Biólogo!

No Brasil, a profissão de Biólogo foi regulamentada pela Lei número 6.684 de 3 de setembro de 1979. Devido a isso se instituiu o Dia do Biólogo nesta data. Este profissional que tem uma importância estritamente fundamental nos dias de hoje, pois, o biólogo além de trabalhar como professor nos mais diferentes níveis de ensino, ele desempenha um papel importante na realização de diversas atividades, nos mais diversos laboratórios, linhas de pesquisas, trabalhos de campo, entre outros. Além disso, este profissional exerce papel essencial sobre o estudo dos impactos ambientais, nas atividades de fauna e de flora.
Devido aos estudos sobre os impactos ambientais e sustentabilidade, o biólogo é o profissional que ganha importância cada vez maior no mercado de trabalho. Tudo isso porque tem uma formação que envolve vários aspectos, como o estudo dos seres vivos, pois, ele conhece desde uma simples bactéria a toda complexidade do homem, e todo o seu funcionamento, sua estrutura, suas características e, portanto, de todos os profissionais da área biológica, o biólogo é aquele que tem conhecimento de todos os níveis de seres vivos.
Os biólogos estudam também os seres no ambiente de origem, isso significa que em cada ambiente o ser vivo desempenha uma função, pois, este mesmo ser, está adaptado a uma condição do local onde vive. Por isso, o biólogo tem a formação que envolve ecologia e evolução. Tem a noção de que, cada ser vivo na face da terra é produto dessa evolução, portanto adaptado a viver em seu ambiente junto com todas as características e todos os fatores ambientais, sejam eles físicos ou químicos e também integrados e relacionados a outros seres vivos.
Parabéns a esses profissionais, que tenho muito orgulho de pertencer a esta classe e minha ação tanto na linha de pesquisa quanto na educação.
Dr. José Luis Laporta - professor de Ciências Biológicas da Fundação Santo André


Sérgio Pires
Assessoria de Imprensa Fundação Santo André
Comunicação, Eventos e Concursos
sergio.pires@fsa.br
imprensa@fsa.br

Nenhum comentário: